Para ler e amar: Shine

12/07/2015 05:38:00 PM


Shine
Lauren Myracle

Sinopse: When her best guy friend falls victim to a vicious hate crime, sixteen-year-old Cat sets out to discover who in her small town did it. Richly atmospheric, this daring mystery mines the secrets of a tightly knit Southern community and examines the strength of will it takes to go against everyone you know in the name of justice.

Against a backdrop of poverty, clannishness, drugs, and intolerance, Myracle has crafted a harrowing coming-of-age tale couched in a deeply intelligent mystery. Smart, fearless, and compassionate, this is an unforgettable work from a beloved author.

***

Sobre a leitura: A sinopse do livro já diz bastante o que ele é:  inesquecível. Esse foi o primeiro livro dessa autora que eu li. Antes desse eu já tinha lido outros livros com mais de um autor e ela estava entre eles. Exemplo: Formaturas Infernais e Deixe a Neve Cair.

Mesmo tendo lido esses contos, nada se comparou ao baque que tive ao ler essa obra só dela e a forma como ela foi executada. Pra ser mais objetiva, quero dizer que esse livro é sobre homofobia. É sobre homofobia, sobre abuso sexual, sobre intolerância e desrespeito ao próximo. Mas não é algo feio, algo doloroso. Ela conseguiu transformar esses assuntos que, infelizmente, fazem parte da realidade de milhões de jovens ao redor do mundo, em algo mais esperançoso. Esse livro dá mais ou menos uma sensação de justiça. A personagem principal evolui gradativamente ao decorrer da estória. Ela passa de vítima a heroína e sozinha, apesar de tudo que ela também já passou, vai atrás de justiça pelo crime horrível que seu melhor amigo foi vítima.

Não é um livro de fazer chorar e nem de trazer indignação tamanha a ponto do leitor sentir muita raiva ou muita tristeza, ela simplesmente faz com que você leia página após página e torça para que tudo dê certo no final. Esse livro também exercita a nossa empatia.

É um livro emocionante, cru e lindo. O leitor entra no psicológico e no emocional de todos os personagens da trama, não somente os principais. Cada personagem em si tem uma personalidade única e cada um deles é peça do quebra-cabeças que a personagem vai montando ao decorrer do enredo.

Tem uma pitada de mistério, uma pitada de romance, uma pitada de violência e uma pitada de tragédia. Tudo na medida certa. Indico esse livro pra todo tipo de leitor, mas, principalmente para aqueles que adoram um livro com personagens emocionalmente danificados, assim como eu.

:-)





Sim, c a p a  d u r a.

E na época (há 4 anos atrás), tinha sido R$30 no Book Depository. Saudades.

Veja Também

0 comentários

Diga o que pensas:

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe